Fatores de Riscos das Varizes – Veja as Dicas

Não existe a menor dúvida de que a genética é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de varizes. No entanto, é fato que esse não é o único, havendo outros aspectos que podem contribuir para o desenvolvimento dessa condição.

Pois bem, quando as varizes começam a se manifestar, os primeiros sintomas mais comuns são coceira, inchaço, câimbras e sensação de peso ou fadiga dos membros inferiores.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a estimativa é de que 30% dos homens e 70% das mulheres no mundo todo já possuem problema de varizes.

Essa dilatação dos vasos acontece por cada de uma disfunção das válvulas que agem regulando o fluxo de sangue. Dessa forma, quando elas não funcionam como deveriam, há um prejuízo no retorno do sangue ao coração e ele se acumula nos vasos, dilatando-os.

Mas a boa dica é que hoje exitem vários cremes que pode aliviar esses sintomas, e o varigold funciona perfeitamente para quem sofre dores e inchaço causado pelas varizes.

Principais fatores de risco para o surgimento de varizes

Dificilmente as varizes surgem apenas por um fator, ou seja, é comum a associação de dois ou mais fatores, facilitando a formação de veias dilatadas.

Dentre os principais fatores, podemos citar os seguintes:

  • Obesidade

O excesso de peso leva a um aumento da pressão nas veias, que necessitam de mais força para fazer o sangue voltar ao coração. Essa sobrecarga afeta negativamente os vasos, que acabam perdendo sua elasticidade e se dilatam, formando as varizes.

  • Tabagismo

As substâncias presentes no cigarro causam danos aos vasos e diminuem o colágeno do organismo. Com isso, os vasos ficam menos elásticos e se tornam mais propensos a dilatar.

A chance de uma pessoa que fuma apenas 4 cigarros por dia já é muito mais de desenvolver varizes do que uma pessoa que não fuma.

  • Gestação

Não é nada incomum que as mulheres desenvolvam varizes durante a gravidez. Isso pode acontecer tanto por causa dos hormônios, quanto pelo aumento do peso e do volume uterino, que leva a uma sobrecarga do corpo.

  • Sedentarismo

O corpo precisa os movimentos feitos pela musculatura dos membros inferiores, pois ajuda a bombear o sangue para o coração novamente. Já a falta de atividade física acaba limitando essa atividade e sendo favorável para o surgimento de varizes.

  • Reposição hormonal e anticoncepcional

Os hormônios presentes nesses medicamentos, especialmente a progesterona, agem favorecendo o surgimento das varizes. Isso porque, sob a ação dessas substâncias, os vasos precisam trabalhar mais para dar conta da circulação sanguínea.

O fato é que cuidar da alimentação, praticar atividades físicas e ter um estilo de vida mais saudável pode trazer inúmeros benefícios para corpo, incluindo acabar com as varizes.

Leave a Reply